O novo Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Professor Nion Albernaz foi inaugurado na terça-feira última, às 7h30. O Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), determinou que fosse realizada total revitalização e ampliação do Hemocentro Coordenador. A obra, entregue pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech que tem por coordenador José Cláudio Romero), instituição que faz a gestão da unidade de saúde, teve o investimento de R$ 9,3 milhões repassados antecipadamente pelo Governo do Estado, além de recursos assegurados pela SES para investimento em mobiliários e equipamentos.
Ao longo dos últimos 30 anos, o Hemocentro não recebeu investimentos necessários para a melhoria da estrutura física e tecnológica da unidade. O novo prédio, concebido pela arquiteta Tereza Cristina Del Papa e com projeto de paisagismo do arquiteto o saudoso Jorge Perillo, foi pensado para atender à demanda atual dos serviços de coleta e transfusão, além de atendimento ambulatorial médico e multidisciplinar no tratamento de mais de dez doenças ligadas ao sangue, fornecimento de medicamento para pacientes e melhor ambiência para os trabalhadores e usuários.
A área construída foi triplicada, passando de 1.995 para 5.750 metros quadrados, com projeto de paisagismo e ambientação confortável, dando acolhimento e humanização aos pacientes, doadores e trabalhadores com obras de arte espalhadas por todos os andares. Além disso, foi criado um novo pavimento para abrigar todos os setores administrativos e diretorias, bem como uma ala exclusiva para ensino e pesquisa, com salas de aula, salas de reuniões, salas multiuso e um moderno auditório. Foram criadas também estruturas próprias para a farmácia, almoxarifado, área de descompressão para os trabalhadores, amplos estacionamentos e área de serviços.
Com a ampliação da unidade, foi possível instalar o dobro de poltronas para a captação de sangue e plaquetas por aférese. Agora, são 12 novas cadeiras para a coleta convencional e outras quatro para coleta por aférese, que estão em uma sala exclusiva. Com isso, além de reduzir o tempo de espera no atendimento, o Hemocentro oferece um ambiente mais confortável aos doadores de sangue. A capacidade também aumentou, passando de 190 coletas por dia para 360.
Os avanços também foram grandes na área técnica. O Laboratório de Análises Clínicas aumentou sua capacidade produtiva no setor de imuno-hematologia com a instalação de mais um equipamento de automação, garantindo, assim, maior segurança na tipagem sanguínea do doador. A sorologia para transplante de órgãos e tecidos atualmente funciona 24 horas por dia. Além do controle interno para todos os parâmetros analisados, o laboratório participa de teste de proficiência da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, assegurando a qualidade dos processos.
Também houve investimento em equipamentos, contratações de recursos humanos e capacitações da equipe técnica para realizar controle de qualidade dos hemocomponentes de toda a Hemorrede, de acordo com a legislação vigente. O setor de Processamento apresentou crescimento na produção de hemocomponentes após instalação de novas centrífugas e seladora automática de sangue, além de garantir ainda mais segurança no procedimento de fracionamento para pacientes pediátricos em sistema totalmente fechado.
Já o setor de Distribuição recebeu investimentos na rede de frios e novas tecnologias de imuno-hematologia para testes dos receptores. Também foi estruturado um novo serviço de Criobiologia, com foco na coleta, processamento e criopreservação de células-tronco hematopoiéticas para transplante de medula. Na ocasião discursaram o senador Vanderlan Cardoso, vice-governador Linconl Tejota que falou em nome da família do homenageado e por último o governador Ronaldo Caiado enaltecendo a figura do homenageado que era voluntário no serviço prestado a saúde do Estado. O HGG manteve pela terceira vez seguida, o título de Acreditado com Excelência da Organização Nacional de Acreditação, ONA 3. (Fotos de Luciana Lombardi).

Secretário da Saúde Municipal, Durval Ferreira Fonseca Pedroso, Geralda Albernaz e o governador Ronaldo Caiado e o Secretário da Saúde Estadual, Ismael Alexandrino

Orion Andrade e Sebastião Tejota com Geralda Albernaz amigos para sempre

Camila Freitas, José Cláudio Romero coordenador do IDTEC, Geralda Albernaz e o Secretário da Saúde Municipal, Durval Pedroso

José Cláudio Romero, Tereza Cristina Del Papa e Geralda Albernaz

Gustavo Machado, Geralda Albernaz, Gabriela Albernaz e Dalva Albernaz Nascimento

Secretário da Saúde Estadual, Ismael Alexandrino, Governador Ronaldo Caiado e Geralda Albernaz e o vice-governador, Lincoln Tejota

Olier Alves Vieira e Rosane com o filho, Rafael Com Geralda Albernaz
