Instalação da unidade especializada foi principal promessa de campanha do deputado federal, que é cirurgião pediátrico e se despediu do Hospital Materno-Infantil em dezembro
O deputado federal Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) comemorou o anúncio, pelo governo de Goiás, da compra, pela Secretaria de Saúde, do antigo Hospital do Servidor Público, no Parque Acalanto, em Goiânia, que será transformado no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), já em fase final de estruturação e que entrará em funcionamento nos próximos dias. Zacharias Calil, que é cirurgião pediátrico, se despediu da equipe do Hospital Materno-Infantil, em Goiânia, no dia 20 de dezembro do ano passado, para começar a atender no Hecad, cuja instalação foi sua principal promessa de campanha. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) comprou o hospital do Ipasgo pelo valor de R$ 128.806.908,96, pago em parcela única.
“É uma grande satisfação ver esse sonho se tornando realidade”, diz Zacharias Calil, que há décadas atende crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e conhece de perto as necessidades dos pacientes e de seus familiares. “É uma grande necessidade da população que será atendida”, afirma, observando que o ganho é não só para pessoas que vivem em Goiás, mas de todo o país. No Hospital Materno-Infantil (HMI), onde realizou 20 das 21 cirurgias de separação de gêmeos siameses, o médico atendeu dezenas de pacientes de outros estados do país. No dia 20 de dezembro do ano passado, depois da aprovação, pela Assembleia Legislativa, da lei que permitiu a venda da unidade à SES, Zacharias se despediu do HMI.

“Hoje fechei um ciclo na minha carreira como médico e como político. Como médico, porque deixo o Hospital Materno Infantil (HMI), onde atendi dezenas de milhares de crianças, fiz milhares de cirurgias e, claro, fiz 20 das 21 cirurgias de separação de gêmeos siameses”, escreveu Zacharias em suas redes sociais. “Como político, porque cumpro uma das minhas promessas de campanha, a principal delas, que era o da criação do Hospital da Criança e do Adolescente que será inaugurado na antiga sede do Hospital de Campanha (Hcamp) e que conseguimos após muita luta e esforço ao lado do governador @ronaldocaiado e do secretário @ismael.alexandrino”.
Segundo Zacharias Calil, o hospital contará com todas as especialidades clínicas e cirúrgicas que são atendidas no HMI. “Estarei lá atendendo no tratamento de hemangiomas e, claro, na separação de gêmeos siameses”, anunciou, agradecendo a todos que contribuíram para a concretização desse objetivo. O Hecad contará com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 58 gerais, para casos que precisam de internação em enfermaria. Gradativamente, esse número será expandido. O local terá, também, ambulatório de especialidades médicas como cardiologia, pneumologia, neurologia, alergologia, entre outras.
*Exames de imagem*
Um ganho com a nova unidade é o setor de exames de imagem, já que o Hospital Materno-Infantil não dispunha de aparelho de tomografia, sendo necessário encaminhar os pacientes que necessitavam do exame para outros hospitais. No local também serão oferecidos broncoscopia, endoscopia, raio X, ultrassonografia, ecocardiografia, eletrocardiografia, entre outros. O local vai abrigar a estrutura e equipe do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento, que será dividido e ficará com o atendimento de ginecologia e obstetrícia, como referência para o atendimento da mulher e do recém-nascido.
