200 ipês colorem o Centro Cultural Oscar Niemeyer e levam conforto aos frequentadores

Mudas da árvore típica do Cerrado estão sendo cultivadas no estacionamento do Centro Cultural Oscar Niemeyer, e algumas começam a florir. Para diretor do espaço, ipês são “a cara de Goiás”

O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), unidade da Goiás Turismo, acaba de ganhar 200 mudas de ipê. O plantio foi feito aos poucos, em cerca de 60 dias, pelos funcionários do espaço. As mudas foram plantadas no estacionamento para mais de 400 carros, ao lado das poucas palmeiras já existentes, e arborizam também uma área nos fundos, que é um pequeno parque.

As mudas foram doadas ao diretor do CCON, Rubens Artero, para serem usadas em outro projeto, e ele destacou essas duas centenas para o Centro Cultural: “Em nosso entendimento, o Oscar Niemeyer é um dos lugares mais bonitos do Estado, em termos de arquitetura. Agora, imagina isso aqui com 200, 250 árvores de ipê, todas floridas? Vai ser uma coisa linda! Além disso, vai dar conforto ao visitante e é a cara de Goiás!”, comemora o diretor.

“Eu não entendia porque havia um espaço tão bonito desse, desolado, sem ter um abrigo, porque a planta é um abrigo. Eu achava tudo lindo, mas o sol batendo a pino… E, a partir da doação das mudas, surgiu essa ideia”, prossegue Rubens. E destaca: “Agora é esperar crescer. Isso, daqui a 10 anos, vai estar muito lindo, se os próximos gestores continuarem cuidando!”.

O diretor explica o porquê do plantio do ipê: “Já tinha ganhado as mudas, então eu falei: vou plantar! Acho que é a árvore mais bonita que a gente tem, florida ela mostra muito o traço goiano, porque é aquela planta que aguenta o sol, pode perder tudo, mas ela está lá firme, viva! E floresce quando tudo está seco”, completa Rubens.

 

O ipê

A florada dos ipês tem início no mês de junho e dura até o final de agosto. A planta, reconhecida pela qualidade da madeira, é característica do Cerrado. A árvore é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas, que dão lugar às flores. O ipê, além de se destacar pela resistência, beleza ornamental e madeira, tem propriedades medicinais.

É importante lembrar que, como é época de seca, a vegetação recém-fincada na terra

precisa ser regada todos os dias pela manhã, bem cedo. E os servidores fazem também, diariamente, um trabalho de combate às formigas. O esforço começa a surtir efeito: as mudas já estão florindo.

Foto: Goiás Turismo